Faltando 62 dias para a bola rolar nos gramados da Copa do Mundo, militares de unidades de Santa Maria e de Santa Cruz do Sul se preparam para combater possíveis manifestações extracampo. Desde o começo do mês de março, cerca de 350 integrantes subordinados à 6ª Brigada de Infantaria Blindada de Santa Maria, a Brigada Niederauer, participam de adestramentos da chamada Força de Contingência (ForCopas).
Segundo o comando da 6ª Brigada, cerca de 300 militares do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, de Santa Cruz do Sul, e 50 integrantes da 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Auto Propulsada, de Santa Maria, participam do adestramento para estar em condições de prestar o apoio até a data de início do Mundial, em 12 de junho. No entanto, os militares só irão embarcar rumo às cidades-sedes em caso de necessidade.
_ A participação do efetivo da 6ª Brigada segue o previsto em diretriz ministerial, que orienta a atuação nas atividades compreendidas nos grandes eventos determinados pela Presidência da República. Se for preciso, iremos ajudar na preservação da ordem pública _ explica o tenente Luiz Roberto Pissutti.
Atividades irão até o fim do mês
O adestramento das tropas está sendo desenvolvido em Santa Maira e em Santa Cruz do Sul desde 10 de março. Na cidade, as atividades, que seguem até o final deste mês, são realizadas no 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB), no bairro Boi Morto. Entre as atividades, são feitas contenções do distúrbio civil, que são ações para controlar manifestações de rua, com prevenções e atuações em incêndios.
Conforme o Ministro da Defesa, Celso Amorim, o foco do treinamento militar, em todo o país, não é inibir o manifestante ou a manifestação, mas, sim, garantir que todos os 64 jogos da Copa do Mundo sejam realizados nas 12 cidades-sede, inclusive na Capital.